Sucessão patrimonial: conheça instrumentos mais relevantes para esse processo!
Além de construir um patrimônio sólido para a sua família, é importante garantir que ele será dividido corretamente entre os herdeiros. Para isso, vale a pena conhecer maneiras de realizar a sucessão patrimonial.
Essa ferramenta permite ter mais liberdade e tranquilidade para estabelecer como os seus recursos serão divididos entre as pessoas de interesse. Para tanto, o processo envolve conhecer os instrumentos mais relevantes para esse objetivo.
Pensando nisso, este artigo apresentará as estratégias mais úteis para realizar a sucessão patrimonial. Não perca!
O que significa sucessão patrimonial?
A sucessão patrimonial é o processo de transferência dos recursos, bens e direitos de uma pessoa para seus herdeiros legais e outros beneficiários. Embora ele ocorra mais comumente após a morte, é possível que ela tenha início antes, pelo próprio titular dos bens.
Ao elaborar um plano de sucessão patrimonial, você define quem receberá o seu patrimônio no futuro. Assim, os beneficiários ficam legalmente amparados, seguindo as normas de sucessão do país. O objetivo é realizar um processo simples, econômico e eficiente.
Qual é a importância desse planejamento?
Entendido o conceito de sucessão patrimonial, saiba que esse planejamento é relevante para quem não deseja se limitar às regras legais de sucessão. Além de reduzir custos, o processo permite ter uma transferência de bens mais eficaz e que respeita a vontade dos envolvidos.
Vale destacar que o planejamento não pode resultar em fraudes. O processo envolve encontrar meios legais para dividir o patrimônio ou estabelecer como será a divisão após o falecimento de um membro da família.
Quais instrumentos podem auxiliar nesse processo?
Sabendo a importância de planejar a sucessão patrimonial, é hora de entender quais instrumentos podem ajudar no processo. Como existem diversas alternativas viáveis, a escolha dependerá dos seus interesses e necessidades.
Aprenda mais!
Holding familiar
Uma possibilidade é criar uma holding familiar, ou seja, uma empresa que administra todo o patrimônio da família. Nesse caso, os participantes são listados como sócios e os bens são organizados em cotas, facilitando a sucessão patrimonial.
Previdência Privada
Outra ferramenta bastante utilizada é a Previdência Privada. Assim, se o titular vier a falecer, o dinheiro contribuído em vida será usufruído pelos beneficiários previamente estabelecidos. Como o saldo não precisa passar por inventário, a depender do plano, a transferência ocorre com mais praticidade e agilidade.
Fundos exclusivos
Também é possível investir em fundos exclusivos. A carteira desses veículos é gerida por um gestor profissional, conforme as estratégias definidas pelo proprietário. Dessa maneira, os investimentos são feitos por meio de uma pessoa jurídica.
Os fundos exclusivos permitem que o dono do patrimônio defina regras para a sucessão patrimonial no momento da estruturação do veículo, assim como nas empresas.
Seguro de vida
Ademais, seguros de vida são outros instrumentos que podem ajudar na sucessão. Isso porque o prêmio do seguro não precisa integrar o processo de inventário. Com isso, o montante é pago de forma rápida e simplificada, garantindo a segurança financeira dos seus beneficiários.
Se houver dúvidas sobre qual alternativa escolher, conte com a Futureinvest. Assim, você terá o suporte de uma assessoria financeira avançada para preparar o patrimônio, seja da empresa ou físico, para esse momento.
Agora você conhece os principais instrumentos de sucessão patrimonial e pode realizar um planejamento adequado. Isso evita que o seu patrimônio seja dilapidado ou que as pessoas certas não recebam os recursos.
Gostou das informações? Então aproveite para entrar em contato conosco para investir tendo a Futureinvest como parceira!